Cajuína Dona Dia 970x90
Consultório_Dr_Paulo_Area_Leão 970x90
Armazém Paraíba Monsenhor Gil 970x90
Semana Cultural 2019

Prefeitura de Monsenhor Gil alerta sobre “Fake News” envolvendo atrações da Semana Cultural

O Prefeito João Luiz e o Secretário de Cultura Miro Silva emitiram nota de esclarecimento e alerta.

19/06/2019 13h08
Por: Redação

A prefeitura de Monsenhor Gil através da Comissão Organizadora da 19ª Semana Cultural realiza a partir do próximo dia 15 de julho mais uma edição do evento que faz parte do calendário cultural do município e um dos principais do Estado.

Nas redes sociais, várias pessoas compartilham informações sobre atrações que estariam confirmadas para o evento. A prefeitura, por outro lado, garante que nenhuma das atrações divulgadas até o momento nas redes sociais se apresentarão e afirma que apenas a partir do final da tarde desta quarta-feira (19), nas páginas oficiais da Prefeitura Municipal e da própria Semana Cultural as atrações começarão a ser apresentadas à população.

Ainda na semana passada a Prefeitura de Monsenhor Gil já havia alertado que todas as atrações oficiais e já confirmadas serão apresentadas através dos canais oficiais (Facebook e Instagram) da Prefeitura e da Semana Cultural.

Fake News

O prefeito João Luiz e o Secretário de Cultura Miro Silva encaminharam nota de esclarecimento à população e chamara de “desrespeito e irresponsabilidade” o compartilhamento de informações sobre a semana cultural.

Confira as notas:

Informo a população, como antes já havíamos informado, que todas as atrações da semana cultural serão divulgadas nas páginas oficiais da prefeitura. Não nos responsabilizamos por nenhuma informação sobre atrações que não sejam veiculadas em nossos canais oficiais, nem mesmo sobre boatos de qualquer pessoa que se apresente como membro da organização do evento.

Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para que façamos um grande evento a exemplo do ano passado e em hipótese alguma deixaremos que pessoas irresponsáveis, que prestam um desserviço à cidade tirem o brilho da nossa festa.

Assim sendo, enquanto prefeito e entusiasta da Semana Cultural, já repassei o caso para nossa assessoria jurídica que deverá nas próximas horas acionar o judiciário para que chame as pessoas que compartilham essas falsas notícias e estas respondam por seus atos.

João Luiz de Carvalho

Prefeito de Monsenhor Gil”

...

“Respeito à população

Estou Secretário Municipal de Cultura e Turismo, pela confiança do prefeito João Luiz Carvalho.

Os eventos culturais, tipo; carnaval e semana Cultural, levam assinatura de nossa Secretaria.

Nos últimos dias temos repetido inúmeras vezes que nenhuma atração foi "Ainda " confirmada para Semana Cultural Torquato 2019

Até um banner foi feito como alerta aos malditos FAKES News. Nele diz claramente que às atrações serão primeiramente divulgadas nas páginas oficiais da prefeitura.

Parem! Tá feio... tá grotesco.

Respeitem à população...

É natural às conversas, às apostas em atração x ou y, mas afirmar e publicar já é maldade.

Maldade com às pessoas

Maldade com nossa equipe que tem virado noites em manter à mesma qualidade do evento do ano passado, ou até em superar.

Maldade com nosso prefeito que vem fazendo de tudo para gerir bem nosso município, com seus problemas diários e ainda tendo que buscar parcerias para realização deste evento. Ainda ter que lhe dar com estes tipo de absurdos.

Não queremos, não faz parte de nossa conduta. Mas em continuando estas insinuações maldosas, iremos acionar à justiça, às leis que protegem os cidadãos das terríveis "Fake News".

Miro Silva

Secretário de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil.”

Crime

As fake news são notícias falsas, que se aproveitam do poder da internet de disseminar uma informação pelo mundo todo, para prejudicar ou beneficiar alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em determinadas páginas.

Tal compartilhamento irresponsável ocorre, pois, normalmente, não é verificada a informação e a procedência da notícia. Este fenômeno ocorre, pois as fake news apresentam duas características essenciais: o viés de confirmação e o recebimento de pessoas conhecidas.

O viés de confirmação se da quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia. Já em relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por familiares, amigos e etc, os filtros naturais de desconfiança acabam diminuindo, estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.

Quando um indivíduo, também influenciado por tais características, compartilha uma fake news, pode sim estar cometendo crime. Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que compartilha, poderá suportar as sanções penais. Aliás, o mero compartilhamento de uma fake news, pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.

Portanto, a situação das fake news modificou a responsabilidade de todos na internet, obrigando-os a conferir a informação antes de publicá-la ou compartilhá-la. Sendo que, o único jeito que é possível se eximir de qualquer responsabilidade é não compartilhando, ou seja, se não for verificada ou não for possível verificar a veracidade da notícia se deve nunca compartilhá-la.

Sobre a Semana Cultural, além de usar o nome da Prefeitura Municipal, nomes de artistas conhecidos nacionalmente também estão sendo utilizados de má-fé, o que caracteriza o crime, podendo os responsáveis por criar e compartilhar os conteúdos ser penalizados. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Monsenhor Gil - PI
Atualizado às 21h07
27°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 20°
27°

Sensação

13 km/h

Vento

39.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Adsnse 600
Banner 300x600 II
Sua Empresa Vista 10 Mil Vezes 300x600
Cajuína Dona Dia
Adsense 300 I
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5