Sábado, 12 de Junho de 2021 20:31
86 9 99928820
Cidades Recomendação

MP diz que símbolo na entrada de Miguel Leão é “representativo de família” e manda prefeito retirar

O prefeito tem o prazo de 05 dias para retirar o símbolo do leão.

11/05/2021 14h20 Atualizada há 1 mês
Por: Redação

O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, expediu recomendação ao prefeito municipal de Miguel Leão, Roberto Nascimento, a proceder, no prazo máximo de cinco dias, com a retirada do símbolo do leão colocado do portal de entrada da cidade, representativo da família “Area Leão”, da qual o gestor faz parte, de modo que se retorne o brasão oficial do município. O documento foi expedido nesta segunda-feira, 10 de maio.

O promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira, autor da recomendação, adverte que a não observância da orientação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ação civil pública por ato de improbidade administrativa quando tal elemento subjetivo for exigido.

Reprodução do Facebook

Nas considerações apresentadas para elaborar a recomendação, o representante do Ministério Público explica que existe um procedimento instaurado na PJ de Monsenhor Gil com o objetivo de apurar o possível cometimento de atos lesivos aos princípios da administração pública e a violação de direitos constitucionalmente previstos, em virtude da presença da imagem de um leão, símbolo da família do chefe do Poder Executivo do município, no portal de entrada de Miguel Leão.

O gestor deverá encaminhar à Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, pelo e-mail [email protected], as providências tomadas e os documentos comprobatórios hábeis a provar o cumprimento da recomendação, ao final do prazo de cinco dias úteis.

Recomendação provocou manifestação popular

Após notícia se esperar, várias pessoas da cidade manifestaram indignação com a recomendação e sugerem que o Ministério Público tenha agido por provocação de terceiros, como é o caso da vereadora da cidade, Jessica Ludmila (Progressistas) que afirmou ficar “besta com a capacidade que certas pessoas têm de ficarem se importando com coisas pequenas”.

A vereadora seguiu dizendo que “Vocês deveriam fazer o seguinte, já que o símbolo tem haver com o sobrenome da família Área Leão por que não tentam mudar o nome da cidade?”.   

Reprodução do Facebook.

Já estou outro internauta que comentou na publicação da vereadora, fez menção da tradição que envolve a imagem do animal na entrada cidade. "Pra mim é tradicional e tem que permanecer assim sempre", disse.

Recebido de Popular.

Confira outras manifestações de populares nas redes sociais:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.