Terça, 29 de Setembro de 2020 08:13
86 9 99928820
Saúde Assistência

Sesapi lança serviço para assistência psicológica aos profissionais de saúde

O Projeto Conectados à Vida garante atendimento psicoterapêutico on-line aos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

14/08/2020 12h03
Por: Redação Fonte: CCom-PI

O contexto de atuação dos profissionais de saúde é permeado por experiências de perdas, estresse, ansiedade e medo que podem trazer importantes impactos na vida psicológica desses trabalhadores. Logo, torna-se imprescindível cuidar da saúde mental a fim de prevenir ou diminuir sofrimento psíquico e o aparecimento de manifestações psicopatológicas. Diante da pandemia da Covid-19 e das repercussões psicossociais relacionadas à doença e da natureza do trabalho realizado pelos profissionais que se encontram na linha de frente, tais cuidados devem ser constantes e ter a sua necessidade e relevância validadas, tanto pelos próprios trabalhadores da saúde quanto pelos gestores.

Pensando na necessidade de garantir uma assistência e cuidado à saúde mental de qualidade aos profissionais de saúde do Estado que estão participando fortemente do enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) começará a ofertar, por meio do Projeto Conectados à Vida,  atendimento psicoterapêutico on-line aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. O projeto apresentará psicólogos do estado, ligados à Sesapi e à Seadprev, que irão promover esse atendimento para os profissionais.

Além do atendimento a distância, por psicólogos do Estado que receberão treinamento para atender os colegas da saúde, o projeto também irá disponibilizar grupos terapêuticos e vídeos de psicoeducação disponibilizados na plataforma bem como supervisão clínica dos casos. O projeto permite acompanhar as necessidades psicológicas que os profissionais do estado apresentarem, viabilizando uma assistência de maior qualidade para eles, que atenda as especificidades de cada caso assistido pelo projeto.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que esta é mais uma das ações que a Sesapi vem desenvolvendo para assistir os profissionais que vêm se dedicando na tarefa de atender e cuidar da população piauiense. “Nós sabemos que é essencial garantirmos as condições adequadas de trabalho para que os nossos profissionais de saúde possam desempenhar suas profissões. Trabalhamos com a garantia de EPIs, estruturação dos hospitais da rede, garantia de equipamentos para as nossas unidades, e agora trazemos a assistência psicológica para os nossos profissionais, garantindo cuidados com sua saúde mental neste momento onde eles enfrentam muitas pressões”, fala o gestor.

A gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, explica que é essencial neste momento garantir um serviço como o Conectados à Vida para assistir os profissionais da saúde do Estado. “Trata-se de uma estratégia de cuidado necessária e urgente, tendo em vista que o contexto pandêmico tem trazido repercussões psicológicas significativas na vida desses profissionais”, afirma Virgínia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.