Terça, 11 de Agosto de 2020 16:42
86 9 99928820
Geral Celeridade

Abertura de empresas no Piauí é mais rápida que a média nacional

m junho, o tempo total de abertura de empresas no Piauí foi de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas.

14/07/2020 08h35
Por: Redação Fonte: CCom-PI

O Departamento Nacional de Registro Empresarial (Drei) destacou a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) como uma das juntas comerciais com menor tempo total de abertura de empresas do país. De acordo com os dados divulgados na sexta-feira (10), o tempo total no Piauí foi de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o tempo de abertura de empresas vem caindo mês a mês. “Em maio, o tempo foi de 1 dia e 18 horas, enquanto em abril foi 2 dias e 12 horas. Esses números se devem a dois fatores: o primeiro ao registro automático que permite a abertura de empresas em até dois minutos, o outro fator é o aumento da produtividade dos nossos analistas e também dos municípios integrados ao Piauí Digital, que mesmo neste momento da pandemia não medem esforços para manter os processos em dia”, explica a presidente.

O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial), as validações cadastrais nas administrações tributárias e a análise do órgão de registro empresarial. Assim, o tempo de viabilidade foi de 1 dia e 2 horas e o registro foi de 13 horas, totalizando 1 dia e 15 horas.

Mesmo diante das incertezas por causa da pandemia da Covid-19, a Jucepi vem registrando novas empresas. Em junho, foram abertas 399 empresas contra 315 no mês de maio. Somente em 2020, o estado acumula 2.225 novas empresas. Ressalta-se que os dados são de empresas comerciais registradas na Junta Comercial no site Piauí Digital e não incluem: a sociedade simples registrada em Cartório da Pessoa Jurídica e o Microempreendedor Individual (MEI) registrado no Portal do Empreendedor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.