Quarta, 15 de Julho de 2020 04:26
86 9 99928820
Educação Revisões

Revisões gratuitas oferecidas pelo Estado possibilitam ingresso de estudantes no ensino superior

Um exemplo é a ex-aluna dos Cursinhos Populares, Keuri Campelo, que hoje ministra aulas no Pré-Enem Seduc e contribui para que mais estudantes conquistem a formação superior.

25/06/2020 11h06
Por: Redação

É uma sensação de gratidão mesmo. Tive a minha realidade transformada ao ingressar no espaço acadêmico e agora posso oferecer e trocar conhecimento para que outras realidades possam ser impactadas e transformadas”, este é o sentimento da professora Keuri Campelo no momento em que coloca o jaleco e entra no estúdio do Canal Educação para mais uma aula de Filosofia e Sociologia do Pré-Enem Live.

Ocupando o outro lado da sala de aula, agora como professora, ela lembrou as primeiras aulas enquanto estudante do Pré-Enem Seduc, então conhecido como revisões Cursinhos Populares, e hoje pode contribuir para que mais estudantes conquistem a formação superior.

Fiquei sabendo dos Cursinhos Populares em 2009 e participei pela primeira vez em 2010. Na época, estudava no Cefet e fazia um pré-vestibular popular também. Fiquei sabendo por meio de boca a boca, pois já era uma revisão conhecida no meio estudantil”, comentou Keuri.

Antes do ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para entrar nas universidades públicas era preciso realizar as provas dos vestibulares próprios das instituições. Assim, a professora destaca que este auxílio era fundamental.

Eram abordados conteúdos sobre Literatura, História e Geografia do estado do Piauí, assim ia muito além do conteúdo já ministrado cotidianamente na escola. A revisão me possibilitou, enquanto estudante, entender como era a avaliação em si, as estratégias a serem utilizadas e principalmente compreender a importância de ocupar uma universidade”, disse a professora.

Dos Cursinhos Populares ao Pré-Enem Seduc

Entre os idealizadores do projeto, o professor Wellington Soares, hoje à frente da coordenação do Pré-Enem Seduc, conta como as revisões no formato auditório, iniciadas em 2004 com os Cursinhos Populares promovidos no Ginásio Verdão, se transformaram em uma ferramenta fundamental para ingressos dos estudantes nas universidades.

O projeto foi implantado logo no primeiro governo de Wellington Dias. Levei esta ideia para ele como um projeto de inclusão universitária possibilitando que os alunos das escolas públicas realizassem o grande sonho de fazer um curso superior e o governador abraçou a ideia. Ao longo desses anos já foram aprovados mais de 60 mil alunos e isto prova o êxito do projeto, sendo copiado por outros estados para nossa alegria”, destacou o professor.

Wellington Soares ressalta que o trabalho desenvolvido pela equipe transformou a percepção dos alunos quando a aluna Renata Patrícia, natural do município de Fronteiras, obteve em 2009 o primeiro lugar para Medicina na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Esse fato mudou radicalmente o projeto ganhando credibilidade entre os alunos das escolas públicas e da sociedade de um modo geral. Antes, eles optavam nos vestibulares para os cursos com menor concorrência e, a partir deste momento, os alunos começaram a perceber que é possível com esforço, dedicação, foco nos estudos, a melhoria na educação da rede estadual e este reforço escolar conseguirem realizar este tão almejado ingresso no ensino superior”, disse o docente.

Passados dez anos e agora professora do Pré-Enem Seduc, Keuri Campelo destaca que o formato de revisões adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se mostra uma possibilidade concreta e dá uma dica aos alunos.

As revisões possibilitam que o ensino-aprendizagem tenha segmento da melhor forma possível, por isso discutimos conteúdos fundamentais para fazer uma boa prova, mas também para entender a realidade em que vivem. Então, a minha maior dica é que possam buscar compreender as discussões presentes nos jornais, na TV, mídias sociais e sem esquecer o contexto histórico”, finalizou a professora.

Pré-Enem Live

Em 2020, as aulas com conteúdos preparatórios para o Enem acontecem exclusivamente on-line, obedecendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Os estudante podem acompanhar as aulas pela TV Antares, pela plataforma do Canal Educação no YouTube ou pelas redes sociais da Seduc Piauí.

Uma das novidades deste ano são as dicas, bizus e reforço dos conteúdos. Durante a revisão Pré-Enem Live é possível tirar as dúvidas após as aulas no quadro Bora Papear, uma conversa com os professores realizada ao fim de cada aula.

A revisão disponibiliza ainda os quadros Bora Louvar, que homenageia artistas, escritores, personalidades; o quadro Bora Ler, com sugestões de livros no intuito de incentivar a leitura de obras brasileiras e piauienses; e o quadro Bora Ver Filme, que traz dicas de filmes aos alunos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.