Segunda, 25 de Maio de 2020
86 9 99928820
Geral Eleições 2020

Secretários municipais que serão candidatos em 2020 devem deixar cargos até o próximo dia 04

Além dos secretários, outros ocupantes de cargos em comissão também deverão deixar os cargos para disputar as eleições deste ano.

01/04/2020 10h50 Atualizada há 2 meses
Por: Redação

A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reafirmou que calendário eleitoral das Eleições 2020 está sendo cumprido. Apesar do preocupante cenário criado pela pandemia de coronavírus, a ministra Rosa Weber considera prematuro o debate sobre adiamento do pleito no atual momento, pontuando mais uma vez que a velocidade da evolução do quadro exige permanente reavaliação das providências.

"No âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste momento ainda há plenas condições materiais de cumprimento do calendário eleitoral, apesar da crise sem precedentes no sistema de saúde do país causada pela pandemia do novo coronavírus.

Além das medidas já adotadas para adequar rotinas à nova realidade e seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades médicas e sanitárias – entre as quais a restrição da circulação de público no Tribunal, a suspensão de eventos, o trabalho remoto, o incremento das votações pelo Plenário Virtual, a suspensão de prazos processuais – por meio da Resolução 23.615/2020, e a implantação da possibilidade de realização de sessões por videoconferência a partir da próxima semana, o Tribunal segue orientando suas ações no sentido do estrito cumprimento das etapas do calendário. Estas, em essência, estão previstas pela legislação federal e pela Constituição da República. Assim sendo, em viés jurídico qualquer iniciativa em sentido diverso extrapola os limites de atuação da Justiça Eleitoral.

Os graves impactos da pandemia na saúde pública têm acarretado múltiplas dificuldades em todas as áreas. Não é diferente no âmbito da Justiça Eleitoral. No entanto, conforme já referi em nota divulgada na última segunda-feira (23), neste momento é prematuro tratar de adiamento das Eleições Municipais 2020. Essa avaliação é compartilhada pelo vice-presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que estará na Presidência do TSE durante o próximo pleito", diz a Ministra em nota publicada no último dia 29.

Desincompatibilização

Diante do posicionamento do TSE, os secretários municipais e outros ocupantes de cargos em comissão no âmbito dos municípios deverão se desincompatibilizar das funções até o próximo sábado, dia 04 de abril. 

Em Monsenhor Gil, pelo menos 04 secretários municipais deverão deixar as pastas para disputar uma cadeira no legislativo nas próximas eleições. Galego Dias (Juventude), Miro Silva (Cultura), Valdemir Pessoa (Agricultura) e Norma Suely (Educação) deverão ser substituídos nos próximos dias. 

Novos Secretários

O Tibuna 316 apurou que os nomes que ocuparão as secretarias de Juventude e Cultura já estão definidos, faltando ainda a confirmação dos nomes para as secretarias de Educação e de Agricultura. 

No caso da secretaria de agricultura, o nome do próximo secretário deverá passar pelo crivo da deputada estadual Elisângela Moura, o que indica o apoio da deputada ao projeto de reeleição do prefeito João Luiz. 

Despedidas

Nas redes sociais, os secretários de Juventude, Galego Dias, e de Cultura, Miro Silva já fizeram publicações em tom de despedida. Os dois são primeiros suplentes nas chapas que disputaram as eleições de 2016 e voltarão a concorrer neste ano. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.