FC_Serviços_Pop_Up
Consultório_Dr_Paulo_Area_Leão_Pop_Up
Anuncie Aqui
Cajuína Dona Dia 970x90
Anuncie Aqui topo
Consultório_Dr_Paulo_Area_Leão 970x90
Coronavírus Topo
Armazém Paraíba Monsenhor Gil 970x90
Banner_Tony_Trindade
FC_Serviços_Topo
Recomendações

ATENÇÃO: Médico recomenda monsenhorgilenses não saírem da casa

O médico da Família e plantonista do HPP, Rafael Vieira, publicou nota em uma rede social com recomendações.

19/03/2020 11h06
Por: Redação

O médico da Estratégia Saúde da Família e plantonista no Hospital de Pequeno Porte Helvídeo Nunes em Monsenhor Gil, dr Rafael Vieira, usou as redes sociais para alertar a população local sobre os cuidados que devem ser adotados contra o coronavírus (covid-19). 

Em nota, o médico sugeriu que a população permaneça em casa, bem como a higienização pessoal e de utensílios domésticos.

Confira a nota na íntegra:

*** ATENÇÃO ***

BOM DIA AMIGOS (AS) MONSENHORGILENSES

Infelizmente, como todos sabem, estamos vivenciando um grave problema de saúde mundial, sem precedentes. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) como uma pandemia. Isso significa que o vírus está circulando em todos os continentes e há ocorrência de casos oligossintomáticos, o que dificulta a identificação. Deste modo, principalmente no hemisfério sul, onde está o Brasil, os países devem se preparar para o outono/inverno com o objetivo de evitar casos graves e óbitos.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Desse modo, oriento aos caros amigos(as) monsenhorgilenses NÃO SAIAM de suas casas, evitem aglomerações. Os atendimentos na ESF ficarão restritos a sintomáticos respiratórios e/ou intercorrências clínicas.

Cordialmente,

Dr Rafael Barbosa Vieira

Médico ESF / HPP Dr Helvidio Nunes de Barros

DEUS É FIEL

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
FC_Arranha-céu
Sua Empresa Vista 10 Mil Vezes 300x600
Banner 300x600 II
Adsnse 600
Cajuína Dona Dia
Adsense 300 I
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5