Monsenhor Gil comemora 54 anos de emancipação política nesta quarta (06) FONTE: | publicado em: 6 de dezembro de 2017 imprimir

Inaugurações e shows marcam a data na cidade.

Monsenhor Gil – PI

Monsenhor Gil, cidade do Médio Parnaíba, no Estado do Piauí, comemora nesta quarta-feira (06) seu 54º aniversário de emancipação política. Para comemorar uma a data, a prefeitura municipal realizará uma séria de inaugurações de obras pelo município.

Na programação, as comemorações iniciam nesta quarta (06) e seguem até o próximo domingo (10), período em que eventos que vão de missas à shows acontecerão na cidade (Programação no final da matéria)

História

O povoado de Lages fazia parte de Teresina quando recebeu seu primeiro padre, Monsenhor Gil. Por influência do sacerdote, o povoado passou a se chamar Natal, em função das festas religiosas realizadas no mês dezembro. Em 1963, Natal tornou-se município e recebeu o nome de Monsenhor Gil.

A criação do município Monsenhor Gil está diretamente ligado a figura do sacerdote Monsenhor Gil, filho da terra que foi mandado para estudar em Roma a fim de se tornar um monsenhor. Aos 25 anos, retornou ordenado e passou a desenvolver seu papel na fazenda Lages, de propriedade do seu pai. Na posse de sua herança liderou uma campanha para arrecadar fundos para construir uma igreja para Menino Jesus.

Na época a construção foi considerada um monumento de grande valor. Em seguida Monsenhor doa todas as suas terras e demais heranças para a Igreja. Logo, logo instala-se na região inúmeras famílias. Quando isso ocorreu, o sacerdote foi a luta para conseguir a elevação do povoado à categoria de vila, freguesia e paróquia. Somente tempo depois, em 1963 é que o povoado foi elevado a categoria de cidade com o nome atual. Os principais cursos dá água da cidade são os riachos Riachão do Natal, Caminho e riacho da Cruz. A vegetação predominante é o campo de cerrado.

Economia

Este município tem como destaque econômico a agropecuária, com produção de arroz, milho, feijão, mandioca, e criação de rebanho bovino, ovino e caprino. Há uma granja e um projeto de irrigação para plantio de manga, banana e melancia.

Pontos Turísticos

 

Confira a programação do aniversário da cidade

 

Por Mikeias di Mattos


Print page

Comente

você viu?

publicidade

redes sociais

publicidade